As Marcas e o Natal

Um grande fato da vida contemporânea é que o mundo é movido pelas marcas.

O comportamento de consumo da grande maioria da população global é ditado pelas grandes marcas.

E as marcas se utilizam de símbolos e rituais para criar novos significados e experiências.

A própria imagem do papai noel como a conhecemos hoje é criação de uma marca de refrigerantes, no início do século XX.

A tradição do Peru de Natal na mesa dos brasileiros foi uma inovação de uma empresa catarinense, nos anos 1970.

Para o comércio, a época natalina gera o maior nível de vendas do ano. As pessoas querem consumir e compram muito mais.

Mas é importante lembrarmos sempre do verdadeiro espírito das festas de final de ano. A sua essência é o renascimento, a possibilidade de transformação, a união das pessoas e dos povos em torno de um propósito maior.

Não importa a crença, ou ausência de credo, esse sentimento de comunhão é fundamental.

Afinal, independente das marcas que escolhemos, e dos procutos que compramos, somos todos humanos.

Boas festas

D.J. Castro

Estrategista de Marcas e Consultor de Marketing. Ajuda empresários e executivos a definir estratégias de marketing e a posicionar marcas para serem líderes de mercado. Fundador da Nexia Branding.

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