As Marcas e o Natal
Um grande fato da vida contemporânea é que o mundo é movido pelas marcas.
O comportamento de consumo da grande maioria da população global é ditado pelas grandes marcas.
E as marcas se utilizam de símbolos e rituais para criar novos significados e experiências.
A própria imagem do papai noel como a conhecemos hoje é criação de uma marca de refrigerantes, no início do século XX.
A tradição do Peru de Natal na mesa dos brasileiros foi uma inovação de uma empresa catarinense, nos anos 1970.
Para o comércio, a época natalina gera o maior nível de vendas do ano. As pessoas querem consumir e compram muito mais.
Mas é importante lembrarmos sempre do verdadeiro espírito das festas de final de ano. A sua essência é o renascimento, a possibilidade de transformação, a união das pessoas e dos povos em torno de um propósito maior.
Não importa a crença, ou ausência de credo, esse sentimento de comunhão é fundamental.
Afinal, independente das marcas que escolhemos, e dos procutos que compramos, somos todos humanos.
Boas festas
D.J. Castro
Estrategista de Marcas e Consultor de Marketing. Ajuda empresários e executivos a definir estratégias de marketing e a posicionar marcas para serem líderes de mercado. Fundador da Nexia Branding.