Perspectivas para 2023

Estamos chegando ao final de mais um ano.

2022 foi surpreendente e desafiador em muitos sentidos.

Mudanças inesperadas no cenário global, com conflitos bélicos, comerciais e políticos. Novas tecnologias que surgiram, se consolidaram. Transformações para Startups, mídias sociais e plataformas digitais. E também muitos negócios que desmoronaram, em um cenário ambíguo e incerto.

Além disso, muitas transformações internas no Brasil, com um momento complexo em várias dimensões, que se refletiu em desafios constantes para as marcas e seus gestores.

Mais um ano se aproxima, com novas possibilidades para os negócios, para as marcas e para as pessoas.

O que devemos ter em mente para o novo ano é o foco em construir valor real pras pessoas. Construir o futuro, dia-a-dia, com foco no ser humano.

É preciso olhar para as tendências e entender o cenário para construir o futuro, no dia-a-dia, em cada intenção e ação.

Continuamos flutuando no tempo e no espaço, nessa pequena rocha circulando ao redor do sol, uma volta por ano. Como disse Carl Sagen, Neste pálido ponto azul que habitamos, estão todas as pessoas, as ideias, os conflitos e, principalmente, a esperança da humanidade.

Mais um ano novo, que oferece potencial de mudança, crescimento, progresso, evolução. Mas apenas para quem se dispuser a aproveitar a chance.

Para compreender que a Humanidade continua evoluindo e progredindo, e as demandas das pessoas também. Porque, mesmo que você não concorde com as mudanças, elas vão continuar acontecendo.

Os negócios em 2023 serão impactados por transformações de base tecnológica, com a consolidação das ferramentas de inteligência artificial, com a maior convergência de nanotecnologia, genética e robótica, com um novo patamar para os criptonegócios, com as oportunidades da Web3, e com infinitas possibildiades de criar novas propostas de valor para atender as necessidades e desejos das pessoas.

E quem perceber essas oportunidades, se adaptar e reagir rapidamente, vai ter chances excepcionais de crescer e fazer a diferença no mercado e na vida.

O novo ano renova esse convite à reflexão e, principalmente, à ação.

A capacidade de inovar vai fazer a diferença, e dá para apostar que veremos muitos produtos e serviços novos, e, mais do que isso, o surgimento de novos modelos de negócios revolucionários com as novas tecnologias. Sempre com o ser humano no centro de tudo.

Que tal aproveitar e surfar essa nova onda?

D.J. Castro

Estrategista de Marcas e Consultor de Marketing. Ajuda empresários e executivos a definir estratégias de marketing e a posicionar marcas para serem líderes de mercado. Fundador da Nexia Branding.


—-


O comentário Marketing, Inovação e Negócios vai ao ar todas as quintas-feiras, às 18 horas na Rádio 90 FM Blumenau.

Todos os episódios podem ser ouvidos no Spotify.

Anterior
Anterior

Conexões Verdadeiramente Humanas

Próximo
Próximo

As Marcas e o Natal