Brasilidade e sustentabilidade para marcas
O Mundo, mais do que nunca, está de olho no Brasil.
Uma pergunta muito importante e que todo empreendedor deve se fazer:
O que o mundo quer das marcas brasileiras?
Os grandes mercados consumidores mundiais demandam, mais do que nunca, marcas alinhadas com conceitos como Responsabilidade social, sustentabilidade, governança e que se conectem com o conceito de capitalismo consciente.
As pessoas demandam produtos e serviços que geram impacto positivo para a comunidade e para a sociedade. Impactos como Respeito a direitos humanos, proteção da natureza, respeito aos povos originários, preservação da cultura e das tradições de todos.
Toda boa marca tem boas histórias para contar, e essas histórias tem que estar permeadas de ações positivas.
Mas deve-se ir além do discurso, e mostrar na prática do dia-a-dia, nas relações, no uso de matérias-primas e processos ecologicamente corretos.
O mundo demanda isso.
Infelizmente, o Brasil, que tem a maior floresta do mundo, não tem capitalizado esse patrimônio.
E continuar fazendo mais do mesmo simplesmente não atende a nova demanda global. Pensar do jeito do século passado não funciona mais no século XXI.
O mundo espera que o Brasil seja, e o nosso país tem potencial real de ser o grande líder de um novo modelo econômico positivo, sustentável, que usa bem os recursos e melhora a vida de todos.
E aí há muito espaço para marcas.
marcas que entendem que brasilidade rima com criatividade e sustntabilidade. marcas que enxergam o futuro e querem contruir um mundo melhor para todos.
Temos um grande exemplo nesse sentido, a Natura, que é uma marca brasileira que tem atuação internacional e se baseia em todos esses conceitos há décadas.
Onde estão as outras marcas que agem assim? Precisamos de mais e melhores exemplos.
Por que a verdade e que: cuidar do planeta pode dar muito dinheiro.
Pense nisso e transforme a sua marca e os seus negócios para essa nova era de possibilidades.
Se quiser saber mais sobre isso, e fazer a diferença, vamos conversar.
D.J. Castro
Estrategista de Marcas e Consultor de Marketing. Ajuda empresários e executivos a definir estratégias de marketing e a posicionar marcas para serem líderes de mercado. Fundador da Nexia Branding.
O comentário Marketing, Inovação e Negócios vai ao ar todas as quintas-feiras, às 18 horas na Rádio 90FM Blumenau.