Oportunidades para o Brasil

A situação geopolítica atual, com Guerra na Ucrânia, sanções comerciais entre Estados Unidos e China, falta de produtos e suprimentos pode criar um cenário de oportunidades interessantes para o Brasil.

Podemos estar, juntamente com a Índia e outros países, entrando em uma onda positiva a partir dessa nova crise internacional.

Oportunidades sim, mas sem oportunismo.

Mas para aproveitar essa possibilidade, o Brasil tem que se organizar para reverter erros estratégicos do passado e melhorar sua posição para o futuro.

O Brasil, hoje é a décima terceira economia do mundo, e, quando se fala de percepção de Marca de País, está apenas na posição 57, segundo levantamento da Interbrand.

Ou seja: A percepção de valor de marca que o Brasil tem hoje globalmente está muito pior do que a nossa posição econômica.

É preciso que exista uma ação integrada, estratégica, para reposicionar o Brasil, criando novas oportunidades reais para os produtos e serviços brasileiros, para gerar riqueza em uma nova escala.

Eu não estou falando de commodities, onde o Brasil já está bem posicionado e não há muito espaço para crescer, mas sim da indústria, da tecnologia da informação, de produtos com marcas brasileiras globais, e serviços de qualidade mundial realizados a partir do Brasil.

Hoje, infelizmente, temos muito poucas marcas globais, e os raros casos de sucesso que comprovam a regra: As marcas brasileiras ainda não estão pensando seriamente no mundo.

Mas isso precisa mudar, e rápido.

A Nova globalização, ou seja: um novo arrajo de cadeias produtivas que dá muito menos ênfase à China, vai significar uma busca por novos parceiros comerciais, e a oportunidade de criar novas marcas globais para atender a demanda.

Mas não adianta só vender o seu atual produto em um novo mercado. Como diz a Matriz de Ansoff, precisamos oferece rnovos produtos para novos mercados, e isso significa investir em inovação e aproveitar a convergência de novas tecnologias como inteligência artificial, robótica, gentética e nano tecnologia, para criar novos produtos realmente inovadores.
2023 pode ser o início de uma nova onda de prosperidade para o Brasi, independente do cenário político interno.
A janela de oportunidade se apresentará globalmente, apenas para alguns países. Quem aproveitar, vai ter muito a ganhar.

D.J. Castro

Estrategista de Marcas e Consultor de Marketing. Ajuda empresários e executivos a definir estratégias de marketing e a posicionar marcas para serem líderes de mercado. Fundador da Nexia Branding.

O comentário Marketing, Inovação e Negócios vai ao ar todas as quintas-feiras, às 18 horas na Rádio 90FM Blumenau.

Anterior
Anterior

Brasilidade e sustentabilidade para marcas

Próximo
Próximo

O futuro é dos otimistas