O futuro é dos otimistas

Em 1997, há 25 anos, a Apple enfrentava um momento dificílimo da sua existência, tendo chagdo à beira da falência.

Steve Jobs, que tinha acabado de voltar para a empresa, resolveu resgatar a sua essência, e lançou a campanha Think Different, Pense Diferente.

Essa campanha era um grande manifesto para os malucos, os rebeldes, os desajustados. As pessoas que não se adaptam ao statos quo, as pessoas que fazem diferente. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para acreditar qu podem mudar o mundo, são as que realmente fazem acontecer.

Esse foi o início da virada da Apple, da beira da falência para a amior empresa de tecnologia de todos os tempos. O resgate da essência da marca fez ela se conectar com o sucesso.
Há 25 anos era praticamente ficção científica a ideia que que hoje estaríamos utilizando smartphones com alto poder de processamento, que a maioria das pessoas do planeta teria acesso a uma rede de computadores em tempo real, que seria possível fazer fotos digitais e compartilhar com o planeta inteiro.
Isso sem falar de todos os avanços que tivemos em muitas outras áreas.

Kevin Kelly, editor da revista Wired e futurista, afirma categoricamente que o futuro é construído pelos otimistas.

Porque, para se criar o futuro, é preciso primeiro imaginá-lo. E para imaginá-lo, é preciso ter pensamento positivo, ideias construtivas. Imaginar caminhos plausíveis é uma forma de otimismo. Acreditar que é possível torna mais provável que aconteça.
Os próximos 25 anos provavelmente serão uma era de progresso global que excederá as conquistas dos últimos 25 anos.

Estamos em uma era de convergência tecnológica nunca antes vista, o que significa o potencial de saltos gigantescos nas mais diversas áreas.

Inteligência artificial, nanotecnologia, genética, robótica e tantas outras áreas do conhecimentos geram novas possibilidades infinitas de evolução científica e tecnológica.

Para isso tudo ser usado para o bem, é preciso que seja guiado por uma visão positiva.

Temos a chance de resolver grandes problemas da humanidade, e de melhorar a vida de todos no planeta. Segundo Kelly, não seria uma Utopia, mas a Protopia.

A próxima geração humana experimentará - em média e em conjunto - padrões de vida e possibilidades que atingirão um nível recorde para este planeta.

A distribuição desse progresso ainda será desigual, mas todas as regiões experimentarão mais avanços do que no passado.

No longo prazo, o otimismo molda o nosso futuro.

Você já imaginou o que pode acontecer nos próximos 25 anos?


D.J. Castro

Estrategista de Marcas e Consultor de Marketing. Ajuda empresários e executivos a definir estratégias de marketing e a posicionar marcas para serem líderes de mercado. Fundador da Nexia Branding.

O comentário Marketing, Inovação e Negócios vai ao ar todas as quintas-feiras, às 18 horas na Rádio 90FM Blumenau.

Anterior
Anterior

Oportunidades para o Brasil

Próximo
Próximo

Transformação Digital