Empresas em alta em meio à crise do Covid-19
Na pandemia global do novo Coronavírus muitas empresas fecharam as portas, mas por outro lado outras se destacaram com crescimento nas vendas
A pandemia do novo Coronavírus causou muitos problemas para a economia global. Considerada uma das maiores crises de todos os tempos os impactos dela foram e estão sendo sentidos em todas as áreas e setores, apresentando desafios sem precedentes para governos, empresas e cidadãos.
Para o especialista em branding, D.J Castro, sócio-proprietário da Nexia Branding, crises geram a situação paradoxal, ou seja, ao mesmo tempo em que muitas empresas sofrem, outras podem aproveitar condições específicas de mercado para crescerem. "Crises podem gerar oportunidades, mas em uma pandemia não há espaço para oportunismos. É legítimo que toda empresa procure novas formas de gerar negócios, potencializando seus pontos fortes e suas conexões com o mercado", comenta.
Segundo a Fundação Instituto de Administração (FIA), em nível macroeconômico, a crise econômica provocada pelo Covid-19 se divide em quatro etapas: recolhimento, replanejamento, retomada e sustentação de empresas. Mas o que chama atenção de muitas pessoas, empreendedores, gestores e stakeholders é o crescimento significativo de alguns segmentos e criação de novas empresas.
O especialista em Branding explica que é preciso entender que as empresas que desejam passar por esse momento precisam seguir novos parâmetros e que um "novo normal" virá. "Para muitas empresas esse novo normal significará o desaparecimento. Quando um setor tem um choque de demanda e os consumidores não podem mais consumi-lo, infelizmente é preciso se reinventar e buscar novas formas de existir. Já em contrapartida às dificuldades desses setores ameaçados, várias empresas conseguiram reformular rapidamente suas estratégias e criar novas propostas de valor para o mercado".
Casos de sucesso de empresas catarinenses em plena pandemia
Os conceitos de inovação, destruição criativa e geração de valor foram usados por empresas de forma inteligente para criar novos espaços, conquistar mercados e novos negócios em plena crise do Covid-19.
D.J Castro, lista algumas empresas e negócios que surgiram e perseveraram na crise. Especialmente em Santa Catarina, Estado reconhecido pelo alto nível de empreendedorismo, foi possível notar aumento do número de negócios. "São empresas em que pude presenciar a evolução. Trabalhamos juntos para encontrar a dor e necessidade do cliente, juntando ideias criativas, organização e planejamento", aponta.
Flanela Outfog
A Outfog, empresa de Blumenau, desenvolveu uma flanela com características específicas para resolver um problema que surgiu com a obrigatoriedade de uso das máscaras. A flanela Outfog possui compostos orgânicos que favorecem a formação de um filme sobre a lente que altera a tensão superficial da água, quebrando assim as microgotículas que causam o embaçamento.
Recomendada para óculos de grau, óculos de sol, óculos de natação, visor de capacete, vidro de carro e óculos de snowboard, a flanela antiembaçante possui boa aderência na lente por até 36 horas, e pode ser utilizada por até 500 vezes. A flanela desembaçante foi lançada em junho de 2020 e já está sendo vendida em centenas de lojas em todo território brasileiro. O produto se transformou em um chamariz de clientes para as óticas que tinham movimento reduzido após a quarentena e conseguiram trair mais clientes para conhecer a novidade. Saiba mais em outfog.com.br.
Bandana Brasil
Produto simples, de alto apelo e giro rápido, a Bandana Brasil, empresa de Pomerode, foi criada no meio da crise do Covid-19 para vender bandanas e acessórios criativos. A empresa desenvolveu uma bandana multiuso que pode ser utilizada inclusive como máscara e atende atletas que precisam respirar melhor durante a prática de esportes e que não se adaptaram com o uso de máscaras de tecido coladas ao rosto. A empresa começou as operações em maio de 2020 e já está vendendo nas regiões sul e sudeste, em dezenas de lojas.
Previva
O Previva é um software para a gestão dos Programas de Promoção a Saúde, atendendo ao negócio de operadoras de saúde, prestadoras de Serviços de Promoção e empresas que querem fazer gestão de saúde de seus funcionários. É uma solução completa para auxiliar na racionalização dos custos assistenciais através da gestão integral da saúde dos participantes, proporcionando aumento da longevidade com maior qualidade de vida. As principais características do software são gerar a facilidade na integração online com os sistemas de gestão das empresas contratantes, centralização das informações em uma única solução eliminando o retrabalho e padronizando os processos, disponibilizar painéis de acompanhamento da evolução dos indicadores de saúde da população monitorada, flexibilidade na criação e aplicação de questionários de saúde e segurança e integridade das informações sob domino total da empresa contratante.
"Com esses cases de sucesso podemos ver que a inovação é possível e que empreender em meio à crises pode gerar resultados bons. Em qualquer segmento, seja de tecnologia ou produto de consumo, indústria ou serviços, é possível inovar e criar novas propostas que atendam às demandas e necessidades das pessoas. Os empreendedores precisam estar atentos ao mercado para poder repensar estratégias, reinventar modelos de negócios e gerar valor para as pessoas. É assim que que as empresas e empreendedores podem sair da crise mais fortalecidos", finaliza D.J Castro.
D.J. Castro, formou-se em 1996 em Propaganda e Marketing pela ESPM de São Paulo