Marcas visionárias tem um propósito massivo transformador
Por D.J. Castro
O que faz as pessoas se apaixonarem pelas marcas e se tornarem embaixadores de produtos e serviços, defendendo o que uma empresa oferece?
A verdade é que não existe um segredo, porém existem pontos em comum entre as grandes marcas líderes.
Hoje, as marcas líderes são as que conseguem se conectar com a mente e o coração das pessoas e que constroem relacionamentos de longo prazo com os consumidores. E para isso, é preciso que a marca tenha um propósito claro e definido.
O propósito de uma marca é uma afirmação clara do motivo fundamental dela existir. É uma declaração de intenção de como ela quer influenciar positivamente as pessoas e transformar a realidade e o mercado. Ele também mostra que diferença a marca quer fazer na vida das pessoas e, em consequência, no mundo. E isso é algo poderoso, que engaja e motiva todos que tem contato com ela.
A marcas mais visionárias tem um Propósito Massivo Transformador, ou seja, um grande objetivo de longo prazo e de grande abrangência que a empresa vai perseguir para revolucionar a sua área de atuação.
As marcas que lideram com propósito conseguem construir relacionamentos verdadeiros e conquistar lealdade, consistência e relevância ao longo da vida dos seus consumidores.
PRINCÍPIOS
Mais do que definir o propósito, a marca precisa praticá-lo diariamente com mensagens e ações que geram as percepções corretas nas pessoas, produzindo impacto positivo na sociedade como um todo e isso chamamos de propósito massivo.
Todos os stakeholders, ou seja, quem tem contato com a marca, colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes, consumidores finais, precisam compreender a razão de existência da empresa e conectar-se com seu propósito, contribuindo para sua realização.
Para realizar o propósito não adianta fazer qualquer coisa e a qualquer custo, é imprescindível que haja parâmetros que guiem a atuação da empresa e orientem as pessoas. Princípios são conceitos dos quais a marca não pode abrir mão. Eles são a base para a tomada de decisões estratégicas em todos os sentidos.
É muito comum as marcas terem uma lista de termos que em algum momento da sua história foram definidos como valores. Mas os princípios vão muito além de uma lista de itens, cada um precisa ter um motivo sólido para existir e estar alinhado ao propósito da marca, conceitos e objetivos de marketing. A definição de princípios é parte primordial na construção de uma marca líder.
MARCAS FORTES RESISTEM MELHOR
Com a pandemia do coronavírus foi possível ver várias marcas se destacando no senário atual, positivamente e outras negativamente. Então o que diferencia as marcas que se destacam positivamente?
A capacidade de entender o zeitgeist e se adaptar sem perder o foco, ou seja, a compreensão clara do seu papel, buscando atender as pessoas, se tornando próxima, além de informá-las antes de tentar vender a qualquer custo.
Já o que destacou negativamente algumas marcas foi a ganância exagerada, a vontade de vender sem medir as consequências e a falta de empatia. Nesse tempo complexo em que vivemos, as marcas precisam estar totalmente conectadas com a realidade que as cercam, exercitando a empatia, compreendendo as necessidades, desejos e desafios das pessoas, para poder traçar planos estratégicos, táticos e operacionais. E também para se adaptar, reinventar, evoluir e contribuir para fazer um mundo melhor para todos.
Contudo, esses pontos e atitudes positivas geram conexões humanas que fortalecem as marcas. Quando a crise econômica causada pela pandemia do novo Covid-19 passar, as marcas que agirem nesse sentido colherão os frutos do relacionamento construído nos tempos difíceis. É um grande desafio, mas vale a pena.
Artigo publicado no portal EconomiaSC em 20 de julho de 2020.