ESG e as marcas

pexels-akil-mazumder-1072824.jpg

ESG é um termo que está muito em alta na gestão empresarial.

A Sigla engloba as questões Social, do meio Ambiente e da governança corporativa.

É um conjunto de boas práticas e padrões que visa definir se a operação de uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.

Esses três pilares são critérios para compreender se a empresa possui sustentabilidade empresarial, e faz com que a perspectiva de análise do negócio seja ampliada além das métricas financeiras.

É uma bela filosofia de gestão para as empresas que querem realmente gera impacto positivo no planeta e deixar um legado para a sociedade.

Mas, muitas vezes, vemos empresas que, apesar de se utilizarem do discurso de ESG, acabam não colocando em prática seus princípios.

Não adianta ter um discurso de igualdade e não respeitar as pessoas. Não adianta ter um discurso de sustentabilidade e ter produtos que prejudicam o meio ambiente, não adianta falar de governança e estar envolvida em casos de corrupção corporativa.

É imprescindível que os gestores e todos na empresa compreendam de verdade o que significa, para que serve e como deve ser conduzida a gestão ESG.

Do contrário, vira apenas mais uma sigla, uma palavra da moda, vazia de significado.

As empresas que realmente colocarem em prática esse novo modelo de gestão terão vantagens competitivas consideráveis. Construirão melhores relações humanas, Fortalecerão suas marcas.

E terão a chance real de contribuir para uma humanidade melhor.

D.J. Castro

Anterior
Anterior

Metatendências que vão transformar o mundo

Próximo
Próximo

A importância do Marketing de Relacionamento