A importância do Marketing de Relacionamento

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Peter Drucker afirmou que "O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço se vende por si próprio."

Com esse objetivo específico, há décadas surgiu o Marketing de Relacionamento.

O foco é criar e manter relações fortes com as pessoas, para gerar fidelidade de marca e, em consequência, mais e melhores negócios.

Meu primeiro contato com o Marketing de Relacionamento foi no final da década de 90, quando trabalhei na maior empresa de marketing direto do Brasil.

Em 2001, fundei uma das primeiras agências especializadas em Marketing de Relacionamento, em São Paulo.

Naquela época, as campanhas ainda eram fortemente baseadas em material impresso, e estávamos começando o processo de integração do mundo digital com o mundo real.

Desde então, o comportamento dos consumidores evoluiu, e novas ferramentas de CRM surgiram para facilitar a gestão dos processos de relacionamento com clientes em grande escala.

Mas, muito mais do que ferramentas especializadas, os novos tempos demandam ainda mais planejamento, definição de propósito e objetivos.

Além disso é necessário o acompanhamento constante da evolução das interações das pessoas com os produtos e serviços, para poder compreender suas necessidades e adaptar as estratégias e ações de acordo.

O sucesso de longo prazo das empresas depende da manutenção de uma base sólida de clientes, para poder expandir os novos negócios de forma consistente.

O marketing de relacionamento ajuda a definir o foco no cliente, suporta todas as ações de comunicação e vendas e é uma ferramenta estratégica fundamental para o sucesso das marcas.

D.J. Castro

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