Posicionamento
Um tema que tem sido muito falado hoje é o posicionamento de marca.
Mas o que é posicionamento?
O conceito foi definido em 1985 por Al Ries e Jack Trout. Eles enxergaram que, numa sociedade que sofre com excesso de comunicação, as marcas precisam ser percebidas de forma consistente pelas pessoas.
Naquela época, o mercado já tinha empresas demais, produtos demais e serviços demais. E estamos falando de um período antes da globalização e da internet.
Hoje o nível de complexidade aumentou exponencialmente. E é muito mais difícil ter uma marca bem posicionada. o desafio de ser visto e ouvido nesse mercado super competitivo é muito maior.
A batalha do marketing é travada dentro da mente do consumidor, e apenas marcas bem posicionadas conseguem criar conexões com seus clientes e gerar mais e melhores negócios para dominar o mercado.
Com a web, as mídias sociais, os dispositivos móveis e um altíssimo nível de desatenção por parte das pessoas, com comportamentos muitas vezes imprevisíveis, é necessário voltar a esse conceito básico.
É preciso definir claramente qual é o posicionamento da marca, como ela deve ser percebida, e como ela vai conquistar um espaço cativo na mente das pessoas.
A complexidade só vai aumentar, e novas tecnologias que ainda não imaginamos irão surgir para deixar tudo mais difícil. Apenas as marcas bem posicionadas prosperarão.
D.J. Castro