Uma questão de respeito.
Entre as marcas e as pessoas é necessário que haja respeito.
Para que se construa uma relação de longo prazo e para que exista fidelidade de marca.
Uma marca não pode desrespeitar as pessoas e achar que isso não terá consequências.
Marcas que abusam da sua posição, do seu poder econômico ou de suas relações políticas para ganhar pontos em determinadas situações, acabam, no futuro, se arrependendo.
Existem muitos casos assim no mercado.
Os gestores, embevecidos pela ilusão de poder, acham que podem tudo, sem medir consequências, e passam do ponto.
Seja no abuso de relações comerciais, seja na invasão de privacidade, seja no desrespeito ao espaço público, seja na falta de respeito pelas pessoas.
Limites são ultrapassados.
Num primeiro momento, a vitória pode acontecer. Mas ela é ilusória e breve.
Marcas realmente fortes e que querem ser líderes de verdade tem que considerar, em todas as suas ações, as emoções e percepções das pessoas.
Senão a confiança das pessoas pode desmoronar como um castelo de cartas.
E a essa perda de confiança, nenhuma merca resiste.
Infelizmente, as marcas que desconhecem a história, tendem a repetí-la, com consequências terríveis.