Além do Marketing Digital
O marketing digital tem crescido muito nos últimos tempos, especialmente durante a pandemia.
O trabalho remoto e o distanciamento social criaram o cenário ideal para que as marcas com a melhor estratégia digital ganhassem vantagem competitiva.
Mas Marketing Digital, apesar de ser muito importante, não é panaceia. É necessário ter uma visão global do Marketing. O ser humano é gregário, precisa das relações sociais também no contato físico. E pode demandar das marcas uma presença além do digital.
É preciso pensar e agir estrategicamente para entender as demandas dos clientes e estabelecer um equilíbrio entre a presença digital e a presença física. Essa equação deve ter como objetivo criar valor real pra as pessoas, e proporcionar experiências que aprimoram as percepções positivas. Nem totalmente digital nem totalmente físico, um modelo híbrido de presença de marca, com experiências complementares em todas as plataformas, meios e pontos de contato.
Para a marca fazer cada vez mais parte da vida das pessoas, com entrega de valor real. Especialmente no pós-pandemia, explodirá a demanda pelas relações com as marcas no mundo real.
As marcas que conseguirem equilibrar essa equação, são as que realmente vão se conectar com o coração e a mente das pessoas, e transformar percepções para conquistar o mercado.