Marketing de relacionamento
O Marketing de relacionamento é uma atividade extremamente importante pra as empresas, que tem potencial para transformar os negócios.
Minha experiência com essa disciplina começou em 2001, quando fui convidado para ser sócio e diretor de criação da Lumina1, uma das primeiras agências de marketing de relacionamento do mercado brasileiro.
Tive experiência com grandes contas, de grandes empresas como Natura, Unibanco, Telemig Celular, desenvolvendo projetos para aquisição, recuperação, manutenção e, principalmente, fidelização de clientes.
Naquela época, as ferramentas disponíveis ainda eram primitivas, e as campanhas eram realizadas tanto no marketing direto com material impresso, quanto no início dos envios de emails e comunicações eletrônicas. Mas, utilizando os princípios do Marketing de Relacionamento, conseguimos obter sucesso com centenas de milhares de clientes.
Hoje o cenário mudou completamente, com softwares sofisticados e novas metodologias. Sistemas de CRM, a Gestão do relacionamento com os clientes, são fundamentais para os negócios inovadores.
Mas muitas empresas acabam utilizando o CRM com foco apenas em uma etapa do processo: A Aquisição de clientes.
A Aquisição de clientes é muito importante, mas não pode ser o único ponto.
É fundamental respeitar os princípios o o propósito do Marketing de Relacionamento.
É preciso dar ênfase ao processo completo de relacionamento, compreendendo o ciclo de vida do cliente e seu valor global, e construindo meios, sistemas, processos para aprimorar sempre o a relação com os clientes.
Abrir o diálogo constante com os clientes, para criar valor real nas relações, é fundamental para manter clientes engajados e, mais importante fidelizados.
Negócios recorrentes, com clientes satisfeitos em todos os sentidos, são a chave do sucesso. Assim as empresas podem navegar crises externas e crescer nos cenários mais complexos.
Ou seja: Valorizar de fato o Relacionamento do Marketing de relacionamento.
D.J. Castro