O Dilema do Inovador
Um grande desafio para as empresas se apresenta quando um ou mais concorrentes começam a capturar o mercado com novas tecnologias, novos modelos de negócios e novas formas de se conectar com as pessoas.
E vemos muitos casos em que a empresa demora a reagir a essa mudança de paradigma, porque esses novos entrantes ainda são pequenos, e a princípio não oferecem risco, a mesmo tempo em que a empresa continua crescendo, mesmo que em ritmo desacelerado.
O exemplo clássico é o da KODAK, que dominava toda a cadeia de produção de imagem em película e, mesmo tempo inventado a patente original da fotografia digital, não conseguiu adaptar seu modelo de negócios para as novas plataformas tecnológicas, porque o modelo antigo era muito rentável. E, quando tentou mudar, era tarde demais.
Esse fenômeno se chama o Dilema do Inovador.
A falta de visão de longo prazo para conseguir perceber até onde as novas tecnologias poderão prejudicar e até destruir o seu modelo de negócios atual, é uma grande ameaça para os empresários hoje.
O dilema do inovador está muito mais próximo do que imaginamos...
Seja uma empresa de tecnologia que tem sistemas legados e reage lentamente à evolução da concorrência, seja uma marca de moda que não se adapta a novos canais e novas formas de se conectar com os públicos.
Em Qualquer segmento a ameaça existe e é real.
E temos que ter consciência que a aceleração das mudanças não vai parar. Muito pelo contrário. Ela só vai aumentar.
E então, o que fazer?
Ficar muito atento aos sinais fracos, às mudanças que começam pequenas e podem desencadear transformações disruptivas no mercado.
Porque a curva exponencial pode ter duas formas.
A exponencial positiva, que começa pequena e depois se acelera rapidamente. E isso está acontecendo com as empresas que criam novos modelos de negócios com essas novas tecnologias.
E a exponencial negativa, que começa com desacelaração de crescimento, depois uma pequena diminuição de mercado, cancelamentos de clientes e, em um dado momento, despenca rapidamente e pode destruir a empresa que não soube responder ao dilema do inovador.
O dilema do inovador é um dos maiores desafios da liderança atual.
É preciso ter muita atenção. E reagir de acordo.
D.J. Castro
Estrategista de Marcas e Consultor de Marketing. Ajuda empresários e executivos a definir estratégias de marketing e a posicionar marcas para serem líderes de mercado. Fundador da Nexia Branding.
—-
O comentário Marketing, Inovação e Negócios vai ao ar todas as quintas-feiras, às 18 horas na Rádio 90 FM Blumenau.
Todos os episódios podem ser ouvidos no Spotify.