Perspectivas 2021 - Parte 2
2020 fez com que as mudanças previstas para acontecer em 5 anos, acontecerem em meses. Em muitos casos, é como se nós estivéssemos vivendo em 2025...
Essa aceleração é só o começo de uma grande mudança de paradigmas tecnológicos, que vai impactar nossas vidas por muito tempo.
No âmbito das empresas, é um grande salto nos desafios que enfrentaremos nos mercados.
A digitalização veio para ficar. Mas mais do que isso, vai ser necessário criar um novo equilíbrio entre as interações físicas e digitais. A palavra FIGITAL vai ser mais usada do que nunca.
Privacidade e segurança de dados. Com as mudanças na legislação e o amadurecimento dos consumidores, as empresas terão que se comprometer a proteger as informações das pessoas, para evitarem riscos que podem acabar com os negócios.
Uma nova era de empatia: a pandemia mostrou que as pessoas reconhecem quem se importa de verdade. Marcas que praticarem a empatia terão vantagem.
Marketing ágil como ferramenta estratégica. Com tantos desafios ao mesmo tempo, as marcas terão que aprender rapidamente a acelerar seus processos de decisão e implementação de ações de marketing. O marketing ganha importância fundamental para o crescimento das empresas.
Inteligência artificial e sistemas cognitivos para aprimorar atendimento de clientes, análise de Big data e outra aplicações que gerem melhores experiências para as pessoas.
A transformação Digital é uma jornada sem fim. As empresas precisarão desenvolver cada vez mais suas capacidade de digitalizar os processos, mas sem perder o foco nos aspectos humanos.
2021 vai ser um ano de transição, mas nem por isso menos desafiador.
E, como diz o velho ditado: Mar calmo não faz bom marinheiro.
D.J. Castro para a Rádio 90FM
DJ - Comentário #41 Perspectivas 2021 #2 DJ Castro 7jan2021