Perspectivas 2021 - Parte 2

2020 fez com que as mudanças previstas para acontecer em 5 anos, acontecerem em meses. Em muitos casos, é como se nós estivéssemos vivendo em 2025...

Essa aceleração é só o começo de uma grande mudança de paradigmas tecnológicos, que vai impactar nossas vidas por muito tempo.

No âmbito das empresas, é um grande salto nos desafios que enfrentaremos nos mercados.

A digitalização veio para ficar. Mas mais do que isso, vai ser necessário criar um novo equilíbrio entre as interações físicas e digitais. A palavra FIGITAL vai ser mais usada do que nunca.

Privacidade e segurança de dados. Com as mudanças na legislação e o amadurecimento dos consumidores, as empresas terão que se comprometer a proteger as informações das pessoas, para evitarem riscos que podem acabar com os negócios.

Uma nova era de empatia: a pandemia mostrou que as pessoas reconhecem quem se importa de verdade. Marcas que praticarem a empatia terão vantagem.

Marketing ágil como ferramenta estratégica. Com tantos desafios ao mesmo tempo, as marcas terão que aprender rapidamente a acelerar seus processos de decisão e implementação de ações de marketing. O marketing ganha importância fundamental para o crescimento das empresas.

Inteligência artificial e sistemas cognitivos para aprimorar atendimento de clientes, análise de Big data e outra aplicações que gerem melhores experiências para as pessoas.

A transformação Digital é uma jornada sem fim. As empresas precisarão desenvolver cada vez mais suas capacidade de digitalizar os processos, mas sem perder o foco nos aspectos humanos.

2021 vai ser um ano de transição, mas nem por isso menos desafiador.

E, como diz o velho ditado: Mar calmo não faz bom marinheiro.

D.J. Castro para a Rádio 90FM

DJ - Comentário #41 Perspectivas 2021 #2 DJ Castro 7jan2021

Anterior
Anterior

Desafios para as Marcas em 2021

Próximo
Próximo

Perspectivas 2021 - Parte 1